Yim Wing Chun Historia
yim wing chun
Wing Chun Kuen significa literalmente “Punho da Canção à Primavera”. É uma Arte Marcial Chinesa que integra o vasto conjunto de lutas de origem comum chamado popularmente de Kung Fu. As origens do Wing Chun estão ligadas ao templo budista de Shaolin. Este templo é responsável por três grandes tesouros culturais dados pela China ao mundo: A filosofia Chan budista ( ou Zen em japonês), o Shaolin Wu Shu, que gerou ou influenciou dezenas de lutas chinesas, coreanas, japonesas, e o Wu De, o conceito de Virtude Marcial, conhecimentos estes desenvolvidos sistematicamente após a chegada do monge indiano Bodhidharma àquele local, em 520 d.C. Com a ascensão da Dinastia manchu Ching (1644-1911), o templo Shaolin (Siu Lam em cantonês) tornou-se um foco de resistência da etnia Han, sendo destruído por volta de 1734. Segundo a tradição, cinco pessoas conseguiram escapar e tomaram diferentes rumos, a abadessa budista Ng Mui, o abade Chi Sim, abade Pak Mei, mestre Fung To Tak e mestre Mil Hin, que ficaram posteriormente conhecidos na China como “Os Cinco Anciãos”.Quando Ng Mui refugiou-se no templo taoísta da Garça Branca (Bak Hok) na montanha Tai Leung, conheceu Yim Yee e Yim Wing Chun, pai e filha respectivamente, dos quais costumava comprar tofu (alimento a base de soja, semelhante a um queijo), no caminho de sua casa ao mercado. Aos quinze anos de idade, como era de costume, usava seus cabelos atados, demonstrando estar apta a se casar. A beleza de Yim Wing Chun atraiu a atenção de um bandido local, que tentou forçá-la casar-se com ele e suas ameaças preocuparam pai e filha. Com pena da jovem, Ng Mui a levou ao templo e a ensinou um novo estilo que havia desenvolvido depois de assistir a um combate entre uma garça e uma serpente. Yim Wing Chun treinou noite e dia até dominar a técnica e foi desafiar o bandido para uma luta e o derrotou. Ao partir em uma viagem, Ng Mui pediu a Yim Wing Chun que honrasse as tradições do Kung Fu e continuasse a desenvolve-lo para ajudar os patriotas a restaurar a dinastia Ming. Foi o que aconteceu, Yim Wing Chun organizou e sistematizou a nova Arte Marcial.
Yim Wing Chun ensinou kung Fu a seu marido , Leng Bok Chau
um mercardor de salda da província de Fukien , a quem fora prometida na infância.
Após a morte de Yim Wing Chun , este nomeou o estilo Wing Chun kuen em
homenagem à esposa , passando-o a Lenung Lau Kwai , que passou a Wong Wah Bo .
Este último era líder de uma trupe de ópera cantonesa , Kin Fah Wui Gun (Sociedade da Preciosa Flor de jade) que vivia a bordo de juncos pintados de vermelho conhecidos na China como hung suen .
Wong trabalhava nestes barcos vermelhos com Leung Yee Tai. Aconteceu que o abade Chi Sim , que havia fugido de Shaolin trabalhava na embarcação disfarçado de cozinheiro . Chin Sim havia ensinado as técnicas do Bastão de Seis Pontos e meio (Luk Dim Boo Kwan) a Leung Yeen Tai . Juntos , eles melhoraram as técnicas , e o bastão longo foi incorporado ao sistema
Wing Chun.
Mais tarde , a trupe de ópera , acusada de participação em uma rebelião , foi dispersada

Leung Jan , O rei do Wing Chun
Leng Yee Tai passou sau arte a Leung Jan (1816-1891) , um conhecido médico herbalista de futsan . Leung Jan , amante da literatura e já praticante de outros estilos de Kung Fu ,captou aos mais íntimos segredos do Wing Chun , atingindo a mais alta proficiência . Muitos mestres de Kung Fu o desafiaram , mas todos foram derrotados . Mais tarde passou a arte a Chan Sun (1829-1905). Wah era trocador de dinheiro , tendo por
conta desta função inúmeros conflitos, tendo lutado tanto quanto seu predecessor.

Yip Ma, , o Patriarca Moderno
Sifu Yip Man (1893-1972) foi um dos maiores mestres de arte marcial do século passado . Ele nasceu em uma rica e tradicional família de Futsan . Com a idade de seis anos , foi aceito como discípulo de Chan Wah Sun , que ensinava na propriedade que pertencia à sua família . Após a morte de Chan Wah Sun , Yip Man
seguiu a orientação derradeira de seu mestre e foi treinar com seu sihing (irmão mais velho no Kung Fu )
Ng Chun So . Em 1908, foi estudar em Hong Kong , onde conheceu Leung Bink . Este era filho mais
novo do grande mestre Leung Jan . Com ele , Yip Man pode aprendre toda a teoria do sistema , já que seu
primeiro mestre não dava tanta importância a este a este aspecto.

Yip Mam então ingressou na força policial de Futsan e casou-se . Durante a ocupação japonesa na segunda guerra mundial passou por grandes dificuldades financeiras , e depois da ascensão dos comunistas , em 1949, teve de fugir para Hong Kong , onde passou a dar aulas de Kung Fu para sobreviver . O sucesso de seus estudantes nas brigasde rua e nos pequenos torneios informais entre praticantes de Kung Fu , chamados Gong Sao, tornou o Wing Chun , até então , um estilo pouco conhecido , em famoso . Seus alunos espalharam o Wing Chun por todo o mundo , após um de seus principais discípulos , Bruce Lee , ter-se tornado um ícone do cinema mundial . Apesar de ter criado seu próprio método de luta , Bruce sempre reconheceu Yip Man como o único mestre que tivera na vida . A morte de Yip Man , em 1972 , abateu fortemente todos aqueles que puderam conhecê-lo e aprender com ele , e seu túmulo , até hoje , é visitado por praticantes de todo o mundo .
Na China existe um museu em sua homenagem.
Sifu Duncan Leung nasceu em Hong Kong , em 1942 . Foi apresentado a Yip Man por Bruce Lee aos 13 anos de idade. Não tendo gosatdo do que viu nas aulas da academia , foi direto a Yip Man e perguntou : " Isso é tudo? " . Yip Man disse "o que você quer por US$ 8 dólares ? Tem trezentos ai ?
.Então Ducan pagou por aulas particulares , e tornou-se o primeiro discípulos " de portas fechadas de Yip Man , a quem pediu que ensinasse a aplicar o sistema em combate livre . Durante quatro anos Yip Man ia à sua casa ensiná-lo , de 1955 a 1959 . Ducan lutou centenas de vezes desde a adolescência até a vida adulta , em torneios , brigas e desafios e é considerado um dos mestres de Wing Chun mais testados de todos os tempos . Mudou-se primeiro para Austrália e depois para os EUA nos anos setenta , onde abriu seu primeiro Koon (ginasio) em New York .
Cansado de receber quase diariamente desafios de pugilistasbe praticantes de outras artes marciais orientais em sua academia , Ducan estabeleceu uma regra : uma vez desafiado , aceitava o confronto , porém o dezafiante teria que concordar em manter as portas do local do combate trancadas e a chave deveria ficar guardada nos fundos do local , onde o vencedor para sair teria que passar por ele . Nunca nenhum desafiante saiu voluntariamente .
Duncan ministrou aulas para as maiores tropas de elite e forças especiais dos EUA , como Seal Team , FBI e Swat , tendo treinado até monges budistas no Nepal . Hoje está afastado das aulas formais , embora ainda ministre seminários pelo mundo . Em 2002 , criou a Applied Wing Chun , entidade que visa a preservar seu legado marcial em todo o mundo .

Li Hon Ki e o Wing Chun no Brasil
Sifu Li Hon Ki é reconhecido como o atual patriarca do completo sistema Wing Chun no Brasil . Ele reúne todas as qualidades de um grande mestre , tanto pratica quanto teórica . Sua experiência em combate serviu para testar sua arte , seu conhecimento de Hei Kung e da medicina tradicional chinesa , transformou-o em um mestre mundialmente conhecido em diferentes artes marciais e muitos dos lutadores mais notáveis do Wing Chun nacional foram seus alunos.
Mestre Ki nasceu em Hong Kong , em 1952 e começou no Kung Fu ainda criança . Em 1968 , treinando sob a orientação de Ho kan Ming , passou a freqüentar o Koon do patriarca Yip Man , a quem havia sido formalmente apresentado . Debilitado pela idade avançada , Yip Man apenas supervisionava o treino dos estudantes . Assim , Li Hon ki procurava agradá-lo em tudo , afim de poder conviver mais com o Mestre , esta
atitude é muito valorizada na cultura chinesa . Segundo Li hon Ki , Yip Man era um homem bom , um mestre austero , contudo gostava muito de brincar nos momentos de descontração .
Durante os anos setenta , Li Hon Ki lutou em diversos torneios e tornou-se campeão de Taekwondo e Kung Fu . Posteriormente , Li Hon Ki treinou com os mais conhecidos mestres da época , porém sempre que tinha de aplicar sua arte sentia que " algo estava faltando" . Então , já no começo dos anos noventa , durante uma viagem a Virginia Beach com seu irmão Albert , Li Hon Ki conheceu Ducan Leung , interessando-se pelo Wing Chun e posteriormente pede instrução .
Li Hon Ki tornou-se , discípulo formal de Duncan Leung em cerimônia de Bai Si , nesta época , ao limiar dos quarenta anos , Li Hon Ki treinava cerca de 10 horas por dia , pois depois de vinte e cinco anos de busca , havia finalmente identificado o que chamava de "verdadeiro espirito do sistema "
Li Hon Ki foi ator, dublê e coreografo de varios filmes de ação em Hong Kong , tendo trabalhado em produções de astros como Sammo Hung , Jackie Chan , Gordon Liu e Bruce Lee .

Introduziu oficialmente os estilos Hungar e o Wing Chun na America do Sul em 1979 , sendo este último representado a Hong Kong Ving Tsun athletic e Yip Man Marcial Art Association . Li Hon Ki possui largos conhecimentos em diversos sistemas de artes marciais orientais , tendo prestado consultoria para policia federal e outras corporações de segurança . Atualmente , Li Hon Ki ministra cursos de medicina chinesa por diversos estados do Brasil e exterior .
Sifu Marcelo Florentino
Marcelo Florentino, desde sua infância, sempre foi aficionado por Kung Fu. Leitor assíduo do gênero, acabou adquirindo ao acaso, o livro "Wing Chun Tao Chuan", de Marco Natali.
Nessa época, o Brasil carecia em informações sobre o Wing Chun, tendo nesse período, o referido autor, sido um grande divulgador do sistema, recebendo em sua academia, a maioria dos atuais professores e mestres brasileiros. Foi lá, onde o jovem Florentino iniciou-se no sistema , e o praticou por três anos. Entretanto, os ensinos de Natali não eram reconhecidos pela Federação, o que levou aqueles que treinavam com ele, iniciarem novo processo em busca do "Mestre" genuíno.

Muito entusiasmado com a notícia, foi visita-lo e, explicando humildemente o motivo de sua visita, foi aceito como aluno.
Pouco depois, Mestre Kay informou-lhe que viajaria aos EUA por aproximadamente um ano, devendo ele, continuar seu treinamento com seu aluno, o Professor Maurício, até sua volta.
Seu retorno dos EUA nunca foi tão ansiado, como bem, causador de tanta admiração.
Em sua viajem, Li Hon Ki conheceu o Mestre Duncan Leung, com quem praticou pelo tempo em que esteve lá, tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, trazendo ao Brasil, um Wing Chun totalmente eficiente, totalmente "autêntico"
No dia seguinte ao retorno de seu Mestre dos EUA, Florentino já estava a receber os novos ensinamentos, um tanto atônito ao fato, pois esta seria a terceira vez em que trocaria de linhagem. Entretanto, sua desconfiança logo se transformaria em profunda admiração, pois nunca antes, havia experimentado tamanha eficiência dentro Wing Chun, tornando-se assim, o primeiro aluno formal desta nova linhagem no Brasil.
Fatos memoráveis:
-Agosto de 1990 - Conhece Mestre Li Hon Ki;
-Novembro de 1994 - Mestre Li Hon Ki certifica-o como seu representante oficial em SP;
-Dezembro de 1994 - Integra o quadro de diretores da Federação Paulista como Diretor do departamento de Estilo;
-Fevereiro de 1995 - Participa do Seminário Internacional com o Grão-mestre Duncan Leung, onde foi avaliado e corrigido pelo próprio.
-Outubro de 1995 - Funda a “Li Hon Ki Wing Chun Association”, entidade a qual preside e, atualmente tem sido um dos principais meios de propagação do Applied Wing Chun.
-Julho de 1996 - Vence o Campeonato Paulista da UGAB - União Garra de Água do Brasil;
-Agosto de 1997 - Realiza o primeiro Seminário de Applied Wing Chun do Estado de S. Paulo;
-Janeiro de 2007 - Convidado por seu Mestre, Li Hon Ki, auxilía-o na re-estruturação de sua "Família Wing Chun" no Brasil, sediando o encontro entre os membros, no qual, Li Hon Ki apresenta e filma o novo Regulamento.
-Agosto de 2007, é nomeado por Li Hon Ki como um dos Diretores Administrativos da Applied Wing Chun Brazil, participando ativamente em sua fundação.
(informações retiradas do livro Kung Fu Wing Chun a Arte Marcial Treinada Por Bruce Lee)
Autores : Marcos de Abreu , Alberto França , José Augusto Maciel Torres
(informações também retiradas do site applied Wing Chun Brazil )