segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Wing Chun kun marcial arte

Yim Wing Chun Historia

                                   yim wing chun
Wing Chun Kuen significa literalmente “Punho da Canção à Primavera”. É uma Arte Marcial Chinesa que integra o vasto conjunto de lutas de origem comum chamado popularmente de Kung Fu. As origens do Wing Chun estão ligadas ao templo budista de Shaolin. Este templo é responsável por três grandes tesouros culturais dados pela China ao mundo: A filosofia Chan budista ( ou Zen em japonês), o Shaolin Wu Shu, que gerou ou influenciou dezenas de lutas chinesas, coreanas, japonesas, e o Wu De, o conceito de Virtude Marcial, conhecimentos estes desenvolvidos sistematicamente após a chegada do monge indiano Bodhidharma àquele local, em 520 d.C. Com a ascensão da Dinastia manchu Ching (1644-1911), o templo Shaolin (Siu Lam em cantonês) tornou-se um foco de resistência da etnia Han, sendo destruído por volta de 1734. Segundo a tradição, cinco pessoas conseguiram escapar e tomaram diferentes rumos, a abadessa budista Ng Mui, o abade Chi Sim, abade Pak Mei, mestre Fung To Tak e mestre Mil Hin, que ficaram posteriormente conhecidos na China como “Os Cinco Anciãos”.Quando Ng Mui refugiou-se no templo taoísta da Garça Branca (Bak Hok) na montanha Tai Leung, conheceu Yim Yee e Yim Wing Chun, pai e filha respectivamente, dos quais costumava comprar tofu (alimento a base de soja, semelhante a um queijo), no caminho de sua casa ao mercado. Aos quinze anos de idade, como era de costume, usava seus cabelos atados, demonstrando estar apta a se casar. A beleza de Yim Wing Chun atraiu a atenção de um bandido local, que tentou forçá-la casar-se com ele e suas ameaças preocuparam pai e filha. Com pena da jovem, Ng Mui a levou ao templo e a ensinou um novo estilo que havia desenvolvido depois de assistir a um combate entre uma garça e uma serpente. Yim Wing Chun treinou noite e dia até dominar a técnica e foi desafiar o bandido para uma luta e o derrotou. Ao partir em uma viagem, Ng Mui pediu a Yim Wing Chun que honrasse as tradições do Kung Fu e continuasse a desenvolve-lo para ajudar os patriotas a restaurar a dinastia Ming. Foi o que aconteceu, Yim Wing Chun organizou e sistematizou a nova Arte Marcial.

                                













Yim Wing Chun ensinou kung Fu a seu marido , Leng Bok Chau
um mercardor de salda da província de Fukien , a quem fora prometida na infância.
Após a morte de Yim Wing Chun , este nomeou o estilo Wing Chun kuen em
homenagem à esposa , passando-o a Lenung Lau Kwai , que passou a Wong Wah Bo .
Este último era líder de uma trupe de ópera cantonesa , Kin Fah Wui Gun (Sociedade da Preciosa Flor de jade) que vivia a bordo de juncos pintados de vermelho conhecidos na China como hung suen .
Wong  trabalhava nestes barcos vermelhos com Leung Yee Tai. Aconteceu que o abade Chi Sim , que havia fugido de Shaolin trabalhava na embarcação disfarçado de cozinheiro . Chin Sim havia ensinado as técnicas do Bastão de Seis Pontos e meio (Luk Dim Boo Kwan) a Leung Yeen Tai . Juntos , eles melhoraram as técnicas , e o bastão longo foi incorporado ao sistema
Wing Chun.
Mais tarde , a trupe de ópera , acusada de participação em uma rebelião , foi dispersada


Leung Jan , O rei do Wing Chun
Leng Yee Tai passou sau arte a Leung Jan (1816-1891) , um conhecido médico herbalista de futsan . Leung Jan , amante da literatura e já praticante de outros estilos de Kung Fu ,captou aos mais íntimos segredos do Wing Chun , atingindo a mais alta proficiência . Muitos mestres de Kung Fu o desafiaram , mas todos foram derrotados . Mais tarde passou a arte a Chan Sun (1829-1905). Wah era trocador de dinheiro , tendo por
conta desta função inúmeros conflitos, tendo lutado tanto quanto seu predecessor.

 Yip Ma, , o Patriarca Moderno
Sifu Yip Man (1893-1972) foi um dos maiores mestres de arte marcial do século passado . Ele nasceu em uma rica e tradicional família de Futsan . Com a idade de seis anos , foi aceito como discípulo de Chan Wah Sun , que ensinava na propriedade que pertencia à sua família . Após a morte de Chan Wah Sun , Yip Man
seguiu a orientação derradeira de seu mestre e foi treinar com seu sihing (irmão mais velho no Kung Fu )
Ng Chun So . Em 1908, foi estudar em Hong Kong , onde conheceu Leung Bink . Este era filho mais
novo do grande mestre Leung Jan . Com ele , Yip Man pode aprendre toda a teoria do sistema , já que seu
primeiro mestre não dava tanta importância a este a este aspecto.
foto


Yip Mam então ingressou na força policial de Futsan e casou-se . Durante a ocupação japonesa na segunda guerra mundial passou por grandes dificuldades financeiras , e depois da ascensão dos comunistas , em 1949, teve de fugir para Hong Kong , onde passou a dar aulas de Kung Fu para sobreviver . O sucesso de seus estudantes nas brigasde rua e nos pequenos torneios informais entre praticantes de Kung Fu , chamados Gong Sao, tornou o Wing Chun , até então , um estilo pouco conhecido , em famoso . Seus alunos espalharam o Wing Chun por todo  o mundo , após um de seus principais discípulos , Bruce Lee , ter-se tornado um ícone do cinema mundial . Apesar de ter criado seu próprio método de luta , Bruce sempre reconheceu Yip Man como o único mestre que tivera na vida . A morte de Yip Man , em 1972 , abateu fortemente todos aqueles que puderam conhecê-lo e aprender com ele , e seu túmulo , até hoje , é visitado por praticantes de todo o mundo .  
Na China existe um museu em sua homenagem.
Duncan Leung ,
o gênio do Wing Chun
 Sifu Duncan Leung nasceu em Hong Kong , em 1942 . Foi apresentado a Yip Man por Bruce Lee aos 13 anos de idade. Não tendo gosatdo do que viu nas aulas da academia , foi direto a Yip Man e perguntou : " Isso é tudo? " . Yip Man disse "o que você quer por US$ 8 dólares ? Tem trezentos ai ?  
.Então Ducan pagou por aulas particulares , e tornou-se o primeiro discípulos " de portas fechadas de Yip Man , a quem pediu que ensinasse a aplicar o sistema em combate livre . Durante quatro anos Yip Man ia à sua casa ensiná-lo , de 1955 a 1959 . Ducan lutou centenas de vezes desde a adolescência até a vida adulta , em torneios , brigas e desafios e é considerado um dos mestres de Wing Chun mais testados de todos os tempos . 
Mudou-se primeiro para Austrália e depois para os EUA nos anos setenta , onde abriu seu primeiro Koon (ginasio)  em New York .
Cansado de receber quase diariamente desafios de pugilistasbe praticantes de outras artes marciais orientais em sua academia , Ducan estabeleceu uma regra : uma vez desafiado , aceitava o confronto , porém o dezafiante teria que concordar em manter as portas do local do combate trancadas e a chave deveria ficar guardada nos fundos do local , onde o vencedor para sair teria que passar por ele . Nunca nenhum desafiante saiu voluntariamente .
Duncan ministrou aulas para as maiores tropas de elite e forças especiais dos EUA , como Seal Team , FBI e Swat , tendo treinado até monges budistas no Nepal . Hoje está afastado das aulas formais , embora ainda ministre seminários pelo mundo . Em 2002 , criou a Applied Wing Chun , entidade que visa a preservar seu legado marcial em todo o mundo . 



Li Hon Ki e o Wing Chun no Brasil
Sifu Li Hon Ki é reconhecido como o atual patriarca do completo sistema Wing Chun no Brasil . Ele reúne todas as qualidades de um grande mestre , tanto pratica quanto teórica . Sua  experiência em combate serviu para testar  sua arte , seu conhecimento de Hei Kung e da medicina tradicional chinesa , transformou-o em um mestre mundialmente conhecido em diferentes artes marciais e muitos dos lutadores mais notáveis do Wing Chun nacional foram seus alunos.
Mestre Ki nasceu em Hong Kong , em 1952 e começou no Kung Fu ainda criança . Em 1968 , treinando sob a orientação de Ho kan Ming , passou a freqüentar o Koon do patriarca Yip Man , a quem havia sido formalmente apresentado . Debilitado pela idade avançada , Yip Man apenas supervisionava o treino dos estudantes . Assim , Li Hon ki  procurava agradá-lo em tudo , afim de poder conviver mais com o Mestre , esta
atitude é muito valorizada na cultura chinesa . Segundo Li hon Ki , Yip Man era um homem bom , um mestre austero , contudo gostava muito de brincar nos momentos de descontração . 
Durante os anos setenta , Li Hon Ki lutou em diversos torneios e tornou-se campeão de Taekwondo e Kung Fu . Posteriormente , Li Hon Ki treinou com os mais conhecidos mestres da época , porém sempre que tinha de aplicar sua arte sentia que " algo estava faltando" . Então , já no começo dos anos noventa , durante uma viagem a Virginia Beach com seu irmão Albert , Li Hon Ki conheceu Ducan Leung , interessando-se pelo Wing Chun e posteriormente pede instrução .
Li Hon Ki tornou-se , discípulo formal de Duncan Leung em cerimônia de Bai Si , nesta época , ao limiar dos quarenta anos , Li Hon Ki treinava cerca de 10 horas por dia , pois depois de vinte e cinco anos de busca , havia finalmente identificado o que chamava de "verdadeiro espirito do sistema " 

 Li Hon Ki foi ator, dublê e coreografo de varios filmes de ação em Hong Kong , tendo trabalhado em produções de astros como Sammo Hung , Jackie Chan , Gordon Liu e Bruce Lee . 
 
Introduziu oficialmente os estilos Hungar e o Wing Chun na America do Sul em 1979 , sendo este último representado a Hong Kong Ving Tsun athletic e Yip Man Marcial Art  Association . Li Hon Ki possui largos conhecimentos em diversos sistemas de artes marciais orientais , tendo prestado consultoria para policia federal e outras corporações de segurança . Atualmente , Li Hon Ki ministra cursos de medicina chinesa por diversos estados do Brasil e exterior . 


Sifu Marcelo Florentino


Marcelo Florentino, desde sua infância, sempre foi aficionado por Kung Fu. Leitor assíduo do gênero, acabou adquirindo ao acaso, o livro "Wing Chun Tao Chuan", de Marco Natali.

Nessa época, o Brasil carecia em informações sobre o Wing Chun, tendo nesse período, o referido autor, sido um grande divulgador do sistema, recebendo em sua academia, a maioria dos atuais professores e mestres brasileiros. Foi lá, onde o jovem Florentino iniciou-se no sistema , e o praticou por três anos. Entretanto, os ensinos de Natali não eram reconhecidos pela Federação, o que levou aqueles que treinavam com ele, iniciarem novo processo em busca do "Mestre" genuíno.

Para sua felicidade, em uma de suas caminhadas, Florentino bateu as portas da academia de um dos discípulos de Li Wing Kay (Garra de Águia) que recomendou visitar o irmão de seu mentor, Li Hon Ki, “Mestre Kay”, como era conhecido na época.
Muito entusiasmado com a notícia, foi visita-lo e, explicando humildemente o motivo de sua visita, foi aceito como aluno.

Pouco depois, Mestre Kay informou-lhe que viajaria aos EUA por aproximadamente um ano, devendo ele, continuar seu treinamento com seu aluno, o Professor Maurício, até sua volta.
Seu retorno dos EUA nunca foi tão ansiado, como bem, causador de tanta admiração.

Em sua viajem, Li Hon Ki conheceu o Mestre Duncan Leung, com quem praticou pelo tempo em que esteve lá, tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, trazendo ao Brasil, um Wing Chun totalmente eficiente, totalmente "autêntico"

No dia seguinte ao retorno de seu Mestre dos EUA, Florentino já estava a receber os novos ensinamentos, um tanto atônito ao fato, pois esta seria a terceira vez em que trocaria de linhagem. Entretanto, sua desconfiança logo se transformaria em profunda admiração, pois nunca antes, havia experimentado tamanha eficiência dentro Wing Chun, tornando-se assim, o primeiro aluno formal desta nova linhagem no Brasil.

Fatos memoráveis:
-Agosto de 1990 - Conhece Mestre Li Hon Ki;
-Novembro de 1994 - Mestre Li Hon Ki certifica-o como seu representante oficial em SP;
-Dezembro de 1994 - Integra o quadro de diretores da Federação Paulista como Diretor do departamento de Estilo;
-Fevereiro de 1995 - Participa do Seminário Internacional com o Grão-mestre Duncan Leung, onde foi avaliado e corrigido pelo próprio.
-Outubro de 1995 - Funda a “Li Hon Ki Wing Chun Association”, entidade a qual preside e, atualmente tem sido um dos principais meios de propagação do Applied Wing Chun.
-Julho de 1996 - Vence o Campeonato Paulista da UGAB - União Garra de Água do Brasil;
-Agosto de 1997 - Realiza o primeiro Seminário de Applied Wing Chun do Estado de S. Paulo;
-Janeiro de 2007 - Convidado por seu Mestre, Li Hon Ki, auxilía-o na re-estruturação de sua "Família Wing Chun" no Brasil, sediando o encontro entre os membros, no qual, Li Hon Ki apresenta e filma o novo Regulamento.
-Agosto de 2007, é nomeado por Li Hon Ki como um dos Diretores Administrativos da Applied Wing Chun Brazil, participando ativamente em sua fundação.

(informações retiradas do livro Kung Fu Wing Chun a Arte Marcial Treinada Por Bruce Lee)
  Autores : Marcos de Abreu , Alberto França , José Augusto Maciel Torres
(informações também retiradas do site applied Wing Chun Brazil )

Nenhum comentário:

Postar um comentário